Homem enquanto ser de relações - Ser no mundo e com o mundo. Der criador e recriador que altera a realidade através do trabalho (ação consciente no mundo).
Natureza x Cultura
Mundo dado ao homem x Mundo construído pelo homem.
CULTURA: Categoria ideológica e politica: algo que existe e se reproduz sob determinadas condições, que espalha desigualdades e antagonismos e que pode ser intencionalmente transformada.
Inclui objetos, instrumentos, técnicas e atividades humanas socializadas e padronizadas de produção de bens, ordem social, normas, palavras, ideias, valores, símbolos, preceitos, crenças e sentimentos.
Criação do homem (pelo trabalho) sobre a natureza, transformada e significada.
Ideia de cultura subordinada às de:
° Trabalho: modo humano de ação consciente sobre o mundo;
° História: campo de realização e produto do trabalho do homem;
° Dialética: qualidade constitutiva das relações entre o homem e a natureza e dos homens entre si, cujo movimento o ser humano cria a cultura e faz a história.
A cultura é o processo histórico (e portanto de natureza dialética) pelo qual o Homem em relação ativa (conhecimento e ação) com o mundo e com os outros homens, transforma a natureza e transforma a sim mesmo, constituindo um mundo qualitativamente novo de significações, valores e obras humanas e realizando- as como homem neste mundo humano.
''Criando e recriando, integrando-se às condições do seu contexto, respondendo a seus desafios, transcendendo, lança-se o homem num domínio que lhe é exclusivo - o da História e o da Cultura'' Paulo Freire
Cultura alienada: negação do homem e da sua liberdade, bem como de suas relações conjuntais. Quando a cultura é o produto do trabalho feito por homens envolvidos em relações desiguais, ela espelha a dominação e, por isso, é uma cultura inautêntica alienada.
